top of page

A Pedagogia fora da Escola, no Ambiente Empresarial




Tem por objetivo central, discutir o Pedagogo além da sala de aula, as multiplicidades de possibilidades de mediar em ambientes não escolares. O Pedagogo no Ambiente Empresarial é o alicerce contínuo para o desenvolvimento humano. Justifica-se que há formas educacionais além da realidade escolar, fora da educação formal propriamente dita. Há produção de saberes e aprendizagem extra- curriculares distinto do conhecimento prescrito às escolas e fazem parte da formação dos indivíduos. A educação não formal é fundamental para a formação da cidadania, para o exercício da civilidade no convívio com o outro e na utilização de padrões éticos, para o relacionamento e a aceitação da diversidade cultural e diferenças.


Verifica-se que o papel do pedagogo em parceria com Recursos Humanos, qualifica-se de acordo com o perfil desejado pela empresa sendo então que a equipe se torna devidamente capacitada e motivada e é neste espaço que começa a aparecer o pedagogo empresarial. Nota-se o Pedagogo ressaltando as possíveis mudanças nas ações dos colaboradores. Faz-se necessário que o pedagogo empresarial conheça e estude os produtos e os serviços provenientes das empresas, bem como as formas de divulgação, para que desta forma, possa promover uma educação de qualidade e prazerosa, sendo possível uma mudança de paradigmas e o desenvolvimento pessoal e consequentemente empresarial.


O Pedagogo se tornou um mediador no processo de aprendizagem, pesquisa, gestão, que pode ser fundamentada em sua atuação, ou seja, um eterno aprendiz com a plena responsabilidade de ter bom resultado, na sua aplicação pedagógica.


Cabe ao Pedagogo conhecer o produto ou serviços da empresa na qual atua, e toda sua cadeia de produção, para traçar estratégias para uma melhor qualidade de trabalho e promover o desenvolvimento pessoal e consequentemente o empresarial.


Deve-se incumbir da gestão de todo esforço para compartilhar conhecimentos na organização através do desenvolvimento humano, saberes, habilidades, competências, emoções, utilizando ferramentas de treinamentos e desenvolvimentos. O desafio nesta área é compreender com sensibilidade, esse complexo e amplo campo da Pedagogia que está interligado com todas as outras áreas, ou seja, estabelecendo união e desenvolvimento do todo.


Assim a proposta da Pedagogia Empresarial é ajudar as empresas a aprender a aprender, isso dentro do contexto da educação continuada, ou seja, para um mundo em constante mudança.


O saber de hoje, com certeza, estará ultrapassado em pouco tempo. O sucesso de uma empresa hoje não lhe garante o futuro. Todos, empresa e funcionários, precisam aprender a aprender


Priorizar o Pedagogo na Empresa é:

- qualificação profissional contínua;

- desenvolvimento humano permanente;

- cuidar da imagem do profissional e da empresa;

- trabalhar a auto estima do profissional e da empresa - gerar crescimento empresarial.


Não é uma tarefa fácil lidar com o outro, porém, se cada um entender sua parte na construção de um bem maior, no ambiente empresarial e não falando somente de construção de relacionamentos, mas como isso leva uma empresa a produzir mais e melhor já é um bom começo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page