September 19, 2018

January 18, 2018

January 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

O que vai acontecer no pós-pandemia?

May 18, 2020

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

5 dicas de gestão de estoque

November 12, 2018

O estoque é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. No entanto, geri-lo de maneira adequada não é nada fácil. Existem diversos erros que são muito comuns nessa área e acabam prejudicando os negócios, fazendo com que ocorram prejuízos desnecessários no final do mês.

 

Porém, com algumas atitudes simples, dá para mudar completamente esse cenário e tornar esse setor muito mais eficiente. Nas próximas semanas, nós daremos as melhores dicas que podem ajudar a sua Organização a ter uma gestão de estoque excelente. Segue aqui a primeira dica, confira:

 

1ª. Dica: Contabilize o inventário

 

É no estoque que o dinheiro de sua Organização fica parado, prejudicando assim seu Capital de Giro, portanto a racionalidade neste processo é fundamental.

Para ter uma gestão de estoque de ponta, é preciso ter muita precisão no inventário. É indispensável contabilizar a quantidade de cada produto, selecionando alguns profissionais para arcar com a responsabilidade de organizar a casa e identificar os itens estocados. Usar a própria equipe do almoxarifado para fazer um inventário rotativo, com medições diárias, pode ser uma excelente solução para auxiliar todo o processo de gestão. Dessa forma, você terá um bom conhecimento da situação geral e poderá então adotar as medidas certas melhorar os processos, evitando a perda de dinheiro.

 

Fonte:

 

https://asseinfo.com.br/blog/as-5-melhores-dicas-para-uma-gestao-de-estoque-eficiente/

 

 

2ª. Dica: Faça uma previsão de demanda

 

A administração das demandas é primordial para uma gestão de estoque bem-feita. Apesar disso, esse é um dos itens mais negligenciados por muitas empresas, que acabam tendo prejuízos desnecessários e perdem vendas e boas oportunidades de parceria. Fazer uma análise periódica das demandas é interessante porque é isso que vai permitir o recálculo dos parâmetros de planejamento.

E lembre-se uma venda perdida, nunca mais é recuperada. Mesmo que o Cliente retorne, esta poderia ser a sua segunda venda.

 

Fonte:

https://www.consultingsts.com.br/artigos

https://asseinfo.com.br/blog/as-5-melhores-dicas-para-uma-gestao-de-estoque-eficiente/

 

 

3ª. Dica: Saneamento dos estoques

 

De tempos em tempos, é essencial separar os itens que estão se tornando obsoletos ou que não estão com movimentação nos últimos meses.

A conta é simples, corrija monetariamente o valor que foi investido para a aquisição de seu item que está paralisado, some a este valor o espaço que ele ocupa e o trabalho que seus Colaboradores tem para mantê-lo (controle, limpeza, movimentação, etc).

Aproveite para fazer uma promoção, criar combos, mandar para a reciclagem ou até mesmo jogar fora. O essencial é que você dê um destino e não caia na tentação de fazer do seu estoque um acervo de produtos que nunca te trarão lucro. Certamente, você vai se surpreender com o espaço liberado num saneamento de estoques e ainda poderá fazer um dinheiro extra com as promoções e combos que oferecer ao cliente.

 

Fonte:

https://www.consultingsts.com.br/artigos

https://asseinfo.com.br/blog/as-5-melhores-dicas-para-uma-gestao-de-estoque-eficiente/

 

 

4ª. Dica: Escolha um bom modelo de reposição

 

Escolher um bom modelo de reposição é importantíssimo e essa opção deve ser feita de acordo com as necessidades da empresa. Existem reposições contínuas e periódicas. Para itens de maior valor agregado, geralmente se emprega o modelo de reposição contínua, onde os pedidos são gerados no momento em que o estoque alcança o ponto de reposição. Sua grande vantagem é que o nível de estoque fica mais baixo, reduzindo os custos com armazenagem, mas você fica mais dependente do seu fornecedor.

O modelo de reposição periódica é feito com agendamento prévio e, normalmente, é mais usado para produtos baratos, que representem uma parcela menos robusta nos lucros do negócio. Você cria uma rotina de recebimento, mas corre o risco de ficar sem material caso haja uma mudança rápida nos hábitos de consumo.

 

Fonte:

https://www.consultingsts.com.br/artigos

https://asseinfo.com.br/blog/as-5-melhores-dicas-para-uma-gestao-de-estoque-eficiente/

 

 

 

5ª. Dica: Conte com um software de gestão

 

Contar com a tecnologia pode ser uma grande pedida para uma boa gestão de estoque. E uma das melhores formas de organizar as informações desse setor é contando um software de gestão. Com ele, é possível acompanhar alterações, demandar permissões de quem pode ou não dar baixa em produtos no sistema, controlar o déficit de materiais em estoque ou analisar produtos com pouca saída. A ferramenta fará verificação dos dados com muito mais precisão, ajudando na tomada de decisões e gerando um controle de acervo mais eficiente.

Essas são as principais dicas para uma excelente gestão de estoque, um setor vital para o funcionamento de qualquer empreendimento. Com essas atitudes, você terá muito mais controle e poderá conseguir excelentes resultados no final do mês! E então, como você tem cuidado da gestão de estoque em sua empresa? Deixe um comentário!

 

Fonte:

https://www.consultingsts.com.br/artigos

https://asseinfo.com.br/blog/as-5-melhores-dicas-para-uma-gestao-de-estoque-eficiente/

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter